AGRO
Razena usa embalagens tão especiais quanto os cafés que produz
A família cultiva 100 hectares de várias espécies de café no cerrado mineiro, mas só 1%, do Catuaí 144 amarelo é embalado com a marca Razena.
SHOPPING CENTER
Há 12 anos consecutivos como superintendente do Maringá Park Shopping Center, Cláudia Michiura prepara sua saída para se dedicar a consultorias e palestras. O novo gestor, Leandro Denardi, deverá ser oficialmente anunciado em 5 de outubro. Ele também é do segmento de shoppings, com experiência de mercado. Atuou em grandes empresas do Grupo Iguatemi Empresa de Shopping Centers S/A, Terral Shopping Centers, AD Shopping e HBR Realty.
Até lá, Cláudia pretende acompanhar a transição e ficar focada em marketing de relacionamento. Também pretende ajudar a montar o planejamento do shopping para 2024. É o encerramento de um ciclo que começou em 2008, quando foi convidada para revitalizar o até então conhecido como Aspen Park. São, portanto, 16 anos no Maringá Park.
Ao todo são 29 anos dedicados ao segmento, com passagens por shoppings de Santa Catarina e São Paulo. Ela se preparou para isso. É formada Economia, especializada em Gestão de Shopping Center pelo Conselho Internacional de Shoppings Center e cursou o Forum Empresarial da Fundação Dom Cabral.
Portfolio pelo WhatsApp
Assim como em todos os segmentos, a meta do Maringá Park é retomar os números do período pré-pandemia e dar continuidade ao crescimento de vendas. No comparativo do último ano, a variação do mês de julho, de 2022 com 2023, houve um aumento de 8%. Até agora, a média foi de 6% neste ano. Comparado a 2021, foram 31% de crescimento.
No mesmo período, o fluxo de clientes teve um aumento de 13 % , mas em números absolutos, observa Cláudia, “ainda é 10% abaixo do registrado na pré-pandemia. Hoje temos menos clientes no shopping, mas eles estão comprando mais”. Já o fluxo de veículos cresceu 12 % em julho e 7 % no acumulado em 2023. Num comparativo com 2021, quando a pandemia era um inibor, o aumento foi de 60 %.
Até 2008, o então Shopping Aspen Park necessitava de uma revitalização e um direcionamento. Quando Cláudia chegou, em janeiro daquele ano, o nome Maringá Park Shopping Center já estava definido. Coube a ela fazer as mudanças necessárias até o dia 23 de abril, marco zero do novo empreendimento.
Agências de publicidade e propaganda foram convidadas a participar, como se fosse um edital. O briefing era simples: uma logo alegre e um slogan para criar empatia na cidade. Até então, o antigo shopping adotava as cores preto e branca e a frase “você encontra tudo aqui”. O slogan não correspondia com a realidade, pois o shopping contava com apenas 30 lojas.
Juntava-se a isso, os boatos de que o shopping estava quebrado e seria vendido. Cláudia tinha que revitalizar o “elefante branco da Avenida São Paulo”, Centro de Maringá. O trabalho envolveu os lojistas, que ficaram esperançosos com as mudanças. “A gente se encontra aqui”, passou a ser o slogan do Maringá Park.
A nova gestão e a mudança de toda a comunicação visual resultou na conquista do prêmio Abrasce, o “Oscar” da indústria dos shoppings, ganhando de grandes players do mercado. Foi um período muito curto, fechado com chave de ouro. Venceu na categoria Excelência em Gestão com o case “Construindo um novo shopping”.
A reestruturação interna durou mais 150 dias, com a mudança das escadas rolantes, fim do elevador panorâmico e construção do espaço de eventos no segundo piso. A frase “você faz parte disso tudo”, criou um forte vínculo com os lojistas e a cidade.
O Aspen, considerado “elitizado, mas arrogante”, foi transformado no Maringá Park, “um espaço com grande empatia e marcas fortes”. O mais difícil, segundo a superintendente, era “fazer os outros enxergarem aquilo que nós estavamos enxergando”.
A inauguração dos novos cinemas também marcou a gestão de Claudia. O primeiro filme a ser exibido foi Avatar, a grande sensação em 3D. Porém, por motivos técnicos, ninguém viu o filme naquela noite. Os convidados tiveram que retornar no dia seguinte.
Em 2019, Cláudia enfrentou um câncer. Quando ainda estava em tratamento com quimioterapia e se preparava para uma cirurgia e radioterapia, veio a pandemia. Todo comércio de Maringá fechou em 18 de março de 2020. Seriam 151 dias para sobreviver diante de despesas de condomínio, funcionários, contratos de manutenção e de equipamentos que não podem ser desligados.
O jeito foi movimentar os lojistas promovendo vendas nas redes sociais. O ovos de chocolate daquela Páscoa foram vendidos no estacionamento no sistema drive-thru. No Dia das Mães, ocorreu um show musical na laje do shopping como forma de reanimar a vizinhança.
As outras datas festivas também tiveram tratamento especial, como foi cinema drive inn no Dia dos Namorados, dentro do estacionamento do Supermercado Muffato Gourmet. Teve até mesmo um trio elétrico com rock antigo pelas ruas da cidade, celebrando o Dia dois Pais.
Assine o Portfolio por apenas R$19/mês
Marcas
AGRO
Razena usa embalagens tão especiais quanto os cafés que produz
A família cultiva 100 hectares de várias espécies de café no cerrado mineiro, mas só 1%, do Catuaí 144 amarelo é embalado com a marca Razena.
Mais notícias
TEXTO FINAL
Sem atingir meta mínima de assinaturas, Portfolio encerra operações
Portfolio agradece a todos os leitores, fontes, assinantes, colaboradores e assessorias de comunicação. Muito obrigado e até a próxima.
DIEESE
13º salário tem potencial de injetar R$ 450 milhões na economia de Maringá
O montante do 13º salário que será pago em Maringá representa 4,6% do total do Paraná, que soma R$ 9,8 bilhões.
DEPUTADOS
Rádio de Sarandi vira FM e pode mudar para Maringá
Os deputados Nelsinho Padovani e Cobra Repórter estão negociando o futuro da Rádio Banda 1, que era AM e se tornou FM.
HABITAÇÃO
MRV prepara lançamento de empreendimento com nome de edifício que já existe
MRV apresenta Estudo de Impacto de Vizinhança do Residencial Malibú, na zona 39, mas Maringá já tem um Residencial Malibu.
CONCORRÊNCIA
Contrato para requalificação de parte do Eixo Monumental é assinado
Sial Construções terá 360 dias para concluir as obras nos três trechos do Eixo Monumental, a contar da emissão da ordem de serviço.
CONSTRUÇÃO
Pedidos de impugnação de concorrentes atrasam obras no Hospital Municipal
A concorrência do Hospital Municipal, de R$ 14,4 milhões, foi publicada no dia 9 de agosto e ainda não se tem as empresas habilitadas.
CONSUMIDOR
Procon constata variação de quase 18% nos preços dos combustíveis
A 'gourmetização' teria transformado os postos num local que vai além da simples venda de combustíveis, o que elevam os preços, diz Mantovani.
Empreendedorismo
MEIs movimentam R$ 3 milhões por mês em Maringá
Dos 44 mil MEI´s existentres em Maringá, mais de 5 mil trabalham na construção civil, que só perde para o comérecio varejista.
NATAL
Pregão para contratar duendes, teatro e shows de Natal sai por R$ 361 mil
O deságio passou de R$ 100 mil. Serão realizados 72 shows musicais e apresentações teatrais em diversos locais de Maringá.