SHOPPING CENTER

Após 12 anos, Cláudia Michiura deixa superintendência do Maringá Park

POR Marcelo Bulgarelli EM 14 DE setembro DE 2023

Há 12 anos consecutivos como superintendente do Maringá Park Shopping Center, Cláudia Michiura prepara sua saída para se dedicar a consultorias e palestras.  O novo gestor, Leandro Denardi, deverá ser oficialmente anunciado em 5 de outubro.  Ele também é do segmento de shoppings, com experiência de mercado. Atuou em grandes empresas do Grupo Iguatemi Empresa de Shopping Centers S/A, Terral Shopping Centers, AD Shopping e HBR Realty.

Até lá, Cláudia pretende acompanhar a transição e ficar focada em marketing de relacionamento. Também pretende ajudar a montar o planejamento do shopping para 2024. É o encerramento de um ciclo que começou em 2008, quando foi convidada para revitalizar o até então conhecido como Aspen Park. São, portanto, 16 anos no Maringá Park.

Ao todo são 29 anos dedicados ao segmento, com passagens por shoppings de Santa Catarina e São Paulo. Ela se preparou para isso. É formada Economia, especializada em Gestão de Shopping Center pelo Conselho Internacional de Shoppings Center e cursou o Forum Empresarial da Fundação Dom Cabral.

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Assim como em todos os segmentos, a meta do Maringá Park é retomar os números do período pré-pandemia e dar continuidade ao crescimento de vendas.   No comparativo do último ano, a variação  do mês de  julho,  de 2022  com  2023, houve um aumento de 8%. Até agora, a média foi de 6% neste ano. Comparado a 2021, foram 31% de crescimento.

No mesmo período, o fluxo de clientes teve um  aumento de 13 % , mas em números absolutos, observa Cláudia, “ainda é 10% abaixo do registrado na pré-pandemia. Hoje temos menos clientes no shopping, mas eles estão comprando mais”. Já o fluxo de veículos cresceu 12 % em julho  e 7 % no acumulado em 2023. Num comparativo com 2021, quando a pandemia era um inibor, o aumento foi de 60 %.

Revitalização em 2008

Até 2008, o então Shopping Aspen Park necessitava de uma revitalização e um direcionamento. Quando Cláudia chegou, em janeiro daquele ano, o nome Maringá Park Shopping Center já estava definido. Coube a ela fazer as mudanças necessárias até o dia 23 de abril, marco zero do novo empreendimento.  

Agências de publicidade e propaganda foram convidadas a participar, como se fosse um edital.  O briefing era simples:  uma logo alegre e um slogan para criar empatia na cidade. Até então, o antigo shopping adotava as cores preto e branca e a frase “você encontra tudo aqui”.  O slogan não correspondia com a realidade, pois o shopping contava com apenas 30 lojas.

Juntava-se a isso, os boatos de que o shopping estava quebrado e seria vendido. Cláudia tinha que revitalizar o “elefante branco da Avenida São Paulo”, Centro de Maringá. O trabalho envolveu os lojistas, que ficaram esperançosos com as mudanças. “A gente se encontra aqui”, passou a ser o slogan do Maringá Park.  

Mudança ganhou prêmio

 A nova gestão e a mudança de toda a comunicação visual resultou na conquista do prêmio Abrasce,  o “Oscar”  da indústria dos shoppings,  ganhando de grandes players do mercado. Foi um período muito curto, fechado com chave de ouro.  Venceu na categoria Excelência em Gestão com o case “Construindo um novo shopping”.

A reestruturação interna durou mais 150 dias, com a mudança das escadas rolantes, fim do elevador panorâmico e construção do espaço de eventos no segundo piso.  A frase “você faz parte disso tudo”, criou um forte vínculo com os lojistas e a cidade.

O Aspen, considerado “elitizado, mas arrogante”,  foi transformado no Maringá Park, “um espaço com grande empatia e marcas fortes”. O mais difícil, segundo a superintendente, era “fazer os outros enxergarem aquilo que nós estavamos enxergando”.

A inauguração dos novos cinemas também marcou a gestão de Claudia.  O primeiro filme a ser exibido foi Avatar, a grande sensação em 3D.  Porém, por motivos técnicos, ninguém viu o filme naquela noite. Os convidados tiveram que retornar no dia seguinte.

Desafios na pandemia

Em 2019, Cláudia enfrentou um câncer.  Quando ainda estava  em tratamento com quimioterapia e se preparava para uma cirurgia e radioterapia, veio a pandemia. Todo comércio de Maringá fechou em 18 de março de 2020. Seriam 151 dias para sobreviver diante de despesas de condomínio, funcionários, contratos de manutenção e de equipamentos que não podem ser desligados.

O jeito foi movimentar os lojistas promovendo vendas nas redes sociais.  O ovos de chocolate daquela Páscoa foram vendidos no estacionamento no sistema drive-thru.  No Dia das Mães, ocorreu um show musical na laje do shopping como forma de reanimar a vizinhança.

As outras datas festivas também tiveram tratamento especial, como foi cinema drive inn no Dia dos Namorados, dentro do estacionamento do Supermercado Muffato Gourmet. Teve até mesmo um trio elétrico com rock antigo pelas ruas da cidade, celebrando o Dia dois Pais.

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