Atacadão e Assaí dividem o pódio Top of Mind entre os atacadistas.

PESQUISA

Atacadão está no Top of Mind do Datafolha de 2023

POR Marcelo Bulgarelli EM 06 DE novembro DE 2023

O Atacadão, que nasceu em Maringá, e o Assaí, com origem em São Paulo (SP), são as marcas atacadistas mais lembradas pelos consumidores brasileiros. Os resultados foram divulgados recentemente pela pesquisa Top of Mind, realizada pelo Datafolha.

Houve um empate técnico entre as duas atacadistas em 2023: Atacadão ficou com 19% e Assaí com 18%. No awareness, critério do Instituto Datafolha usado para o desempate, as duas redes alcançaram os mesmos 32%. O mesmo empate ocorreu na pesquisa do ano passado.

Na pesquisa, o Atacadão se destacou entre os moradores das regiões metropolitanas (23%). Já a rede Assai, fundada na zona leste de São Paulo, foi superior no Sudeste (26%).

Portfolio pelo WhatsApp

Receba as notícias do Portfolio pelo whastsapp no momento em que são publicadas.

O Atacadão foi fundado em 1962, em Maringá, por Alcides Parizotto. Ele deixou o comando da rede em1991, quando a empresa foi adquirida pela família Lima e depois pelos executivos Farid Curi e Herberto Uli Schmeil.

Em 2007, a rede foi comprada pelo Grupo Carrefour por R$ 2,2 bilhões de reais. Atualmente, conta com 360 lojas e 33 atacados de entrega, com abrangência nacional.

A rede Atacadão é a principal fonte de receita do Carrefour no Brasil. O grupo também trabalha, em menor escala, com a bandeira Maxxi. Em 2022, o atacarejo faturou R$ 67,3 bilhões.

Recentemente, o Carrefour anunciou que está levando a bandeira Atacadão para a França.

Folha Top of Mind

A Folha Top of Mind, reconhecida como a maior pesquisa de lembrança de marcas da América Latina e uma das maiores do mundo, lançou a sua 33ª edição neste ano. Realizado em todo o país, o estudo é uma amostra da participação de marcas de diferentes segmentos no imaginário brasileiro.

Para realizá-lo, pesquisadores do Datafolha visitaram 169 municípios de cinco macrorregiões nacionais com a principal pergunta: “Qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça?”.

Os resultados foram divulgados na versão impressa da revista, que circula em todo o Brasil, no dia 1º de novembro, junto com o jornal Folha de S. Paulo.

Leia também: Primeira pizzaria fast casual de Maringá investe R$ 700 mil e gera 35 empregos

Assine o Portfolio por apenas R$19/mês

Quanto vale para você uma informação exclusiva que pode mudar o rumo dos seus negócios?

Marcas

Mais notícias