Híbridos

Frota de veículos elétricos em Maringá passa de 900 unidades

POR Téle Menechino EM 06 DE setembro DE 2023

A frota de veículos elétricos em Maringá vem registrando um crescimento rápido e constante nos últimos anos. De dezembro de 2020 para julho deste ano ela foi multiplicada por quatro: de 218 saltou para 920. Mas em relação ao total de veículos emplacados na cidade (337.192), a participação dos VE ainda é infíma (0,27%). Os dados foram fornecidos pelo Detran-PR a pedido do Portfolio. Porém, antes de detalhar um pouco mais os números, é preciso lembrar que existem basicamente três tipos de veículos elétricos (VE): os totalmente elétricos, os híbridos e os híbridos plug-in.

Os totalmente elétricos, como o próprio nome diz, não usam nenhum tipo de combustível. A maior característica deles é que podem ser plugados na tomada para recarregar por meio de uma fonte externa de energia. Entre os 100% elétricos, encontram-se os elétricos a bateria (BEV) e os elétricos a célula de combustível (FCEV), que também aproveitam um pouco da energia perdida na frenagem do veículo.

Os veículos elétricos híbridos (HEV) utilizam gasolina/álcool ou diesel como principal forma de alimentar o motor a combustão e, também, possuem um motor elétrico com bateria acoplada. As baterias dos híbridos mais modernos são maiores, duram mais e podem ser recarregadas tanto pela energia das frenagens quanto por fontes externas. Esses são os chamados híbridos plug-in (PHEV).

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Confira a evolução da frota de veículos elétricos em Maringá

Híbridos são maioria

O tipo de VE preferido do consumidor local, que segue a tendência nacional, é o híbrido a gasolina, seguido pelo híbrido flex (álcool e/ou gasolina). Juntos, os dois tipos respondem por 75% da frota. Desde 2020, o elétrico/gasolina é o “mais popular” da cidade: em dezembro daquele ano eram 129 veículos e em julho deste ano já somavam 391. No mesmo período, o elétrico/flex saltou de 50 para 300 unidades.

Os primeiros VE com combustão a diesel só chegaram em Maringá em 2022. Naquele ano eram 20, número que subiu para 31 – até julho passado. O híbrido plug-in também só passou a fazer parte da frota da cidade em 2022: de 6 foi para 22.  Já os totalmente elétricos com fonte externa, em dezembro de 2020 não passavam de 5 e em julho deste ano já totalizavam 120 unidades. Proporcionalmente, foi o que registrou o maior crescimento.

Um dos VE híbridos plug-in que circulam por Maringá desde o ano passado é um BMW X5, do casal Luanna Silva e Rodrigo Lopes. Os fatores decisivos para a compra de um VE, segundo Rodrigo, “foi a curiosidade por novas tecnologias, já que os carros elétricos hoje têm uma tecnologia embarcada mais moderna. Em segundo lugar foi a comodidade de parar menos em um posto de gasolina. Hoje a gente chega em casa, bota o carro na tomada e carrega a bateria que tem uma autonomia de 88 km. Então a gente vai ao posto a cada dois meses, a não ser quando viajamos”.

Conforme o casal, a única diferença na condução de um veículo a combustão para um VE é o ronco do motor do primeiro e o silêncio do segundo. “Mas quando a gente viaja, também usamos combustível e ouvimos o ronco do motor”, observou. Luanna e Rodrigo usam mais o carro na cidade e se disseram bastante satisfeitos com a aquisição. Quanto à recarga da bateria, eles optaram por não comprar os carregadores rápidos, que custam entre R$ 7 mil e R$ 17 mil, dependendo do modelo e da marca. “O carro passa a noite na garagem plugado em uma tomada e em 12 horas a carga está completa”, acrescentam.

Economia motiva

O vendedor Claudinei Rossi, da Concessionária Toyota de Maringá, disse que as pessoas que compram VE na agência buscam, principalmente, economia. “São clientes que usam mais o carro na cidade. Em baixa rotação, a economia no consumo de combustível é bem grande”, disse. A Toyota não tem carro 100% elétrico e o híbrido mais vendido na agência local é o Toyota T-Cross a gasolina – a bateria não é recarregável por fonte externa. 

O veículo 100% elétrico mais barato no Brasil, no início de setembro, era o JAC-E-JSI, com preços a partir de R$ 135,9 mil. O carro foi desenvolvido em parceria com VW. Suas baterias de fosfato de ferro-lítio oferecem capacidade máxima de 30,2 kWh. Segundo as normas da NEDC (New European Driving Cycle), ele tem autonomia de 320 km, mas conforme o Inmetro, é de 161 km. Os 62 cv do motor elétrico levam o carro de 0 a 100 k/h em 10,7 segundos. Já um BMW X5 como o do casal maringaense chega à mesma velocidade em 5 segundos e, o preço de um modelo 2024, que acaba ser lançado, parte dos R$ 700 mil.

Incentivos aos VE

Da mesma forma que a frota de veículos elétricos cresce em Maringá, o mercado brasileiro também está em expansão. O número de lançamentos aumenta ano após ano e os investimentos dos fabricantes também. No final de agosto a chinesa BYD anunciou um aporte de R$ 3 bilhões na fábrica de Camaçari (BA) para a produção de VE a partir de 2024.

O Governo daquele Estado também anunciou que vai zerar o IPVA de VE com preço até R$ 300 mil. Nos Estados do Paraná, Rio Grande do Norte, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Sergipe e Distrito Federal os veículos elétricos são isentos do imposto. No Ceará e Rio de Janeiro e na cidade de São Paulo o IPVA tem isenção parcial.

O principal entrave a ser superado, é sem dúvida, os preços elevados dos VE.

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