AGRO
Razena usa embalagens tão especiais quanto os cafés que produz
A família cultiva 100 hectares de várias espécies de café no cerrado mineiro, mas só 1%, do Catuaí 144 amarelo é embalado com a marca Razena.
Tecnologia
A maringaense DB1, empresa de tecnologia da informação focada na transformação digital de organizações B2B, dever faturar R$ 180 milhões em 2023, segundo o sócio fundador e CEO, Ilson Rezende. O grupo possui empresas líderes de mercado nos ecossistemas de Ecommerce, Inteligência Artificial e Transformação Digital.
A DB1 tem bases espalhadas pelo Brasil, na América Latina e nos Estados Unidos, e é referência na área de tecnologia. O grupo também foi reconhecido pelo Financial Times, um dos mais renomados jornais britânicos, como uma das 500 empresas que mais crescem nas Américas.
Na nesta terça-feira (24/10), Resende recebeu a Comenda “Mecenas da Inovação – Paraná”, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital devido aos investimentos relevantes em tecnologia. O grupo recebeu o Prêmio Nacional de Inovação em 2017.
Portfolio pelo WhatsApp
Em entrevista ao Portfólio, o CEO do grupo falou sobre os próximos investimentos e os principais produtos desenvolvidos.
Portfólio – Quando a DB1 iniciou, qual foi o investimento?
Ilson Rezende – A história da DB1 Group é construída alicerçada em conhecimento, expertise, tomadas de risco, sucessos, desafios e pessoas que amam a tecnologia. Costumamos dizer que somos uma empresa para durar gerações e aprendemos enquanto trabalhamos, procurando por melhores resultados e impactando todos que cruzam a história da empresa.
O ano de fundação foi 2000 com a DB1 Group. Logo em seguida veio a criação da DB1 Software. O investimento inicial foram os sócios e os nossos computadores.
P – Quem são os sócios?
IR – Os sócios fundadores são Ilson Rezende, Alexandre Dona e Cassio Serea.
P – O que vem a ser o produto Anymarket?
IR – É o maior hub de integração para marketplaces da América Latina. O software oferece tecnologia, robustez, estabilidade e segurança para empresas, com suporte para estratégias a longo prazo. São mais de 100 opções de marketplaces, plataformas, ERPs e outras ferramentas para otimizar e escalar o ecommerce.
A plataforma foi desenvolvida para apoiar os selles em suas operações diárias de venda e melhorar o ecossistema do ecommerce mundial. O hub de marketplaces conta com uma infraestrutura robusta e moderna que conecta empresas a dezenas de canais de venda online. Através de um painel único e inteligente, a operação é automatizada para aumentar a escalabilidade do negócio.
O Tinbot é uma conexão homem – máquina
P – Como foi fabricar e vender robô a partir do Brasil, o Tinbot?
IR – Foi um grande marco para nós. Conseguimos alinhar tecnologia e, ao mesmo tempo, proporcionar experiências que conectam a inteligência do software com o cognitivo das pessoas. É por isso que o Tinbot é uma conexão homem – máquina, e nasceu para alinhar produtividade e desempenho de equipes dentro das organizações.
Com os recursos da automação foi possível criar um robô, que apesar de ter sido criado pensando nas organizações, é uma tecnologia completamente personalizável para atender as necessidades do cliente.
Com o Tinbot, oferecemos aos clientes a consolidação de uma imagem de inovação, com a vivência de uma experiência diferenciada e tecnológica, tudo isso agregando soluções personalizáveis com robôs inteligentes e com a personalidade do negócio do cliente.
P – Quais os recentes produtos?
IR – Dentro do ecossistema de ecommerce, em 2023 lançamos o Anytools, uma suíte para profissionais de alta performance que vendem em marketplace. Com ela é possível ter dados comparativos com aproximadamente 10% de todo o mercado de ecommerce do Brasil, o que torna a operação mais estratégica, competitiva e garantindo o negócio em um novo patamar estratégico. E também colocamos a disposição do mercado a MIA – A inteligência artificial que centraliza, agiliza e reduz custos do atendimento nos marketplaces, contribuindo também para o aumento de conversão em vendas
O Ducz é muito mais que um cartão multibenefícios
Falar de construções inteligentes e seguras tem sido temas de grandes discussões, como DB1 temos olhado para essas iniciativas, e em 2023, estamos em validação do Gregor, que faz o controle inteligente das pessoas que acessam prédios e/ou empresas, pois entendemos que isso terá um grande impacto para o futuro, nos novos conceitos de automação predial para construções inteligentes.
Já o Ducz é muito mais que um cartão multibenefícios. É uma plataforma centralizada de gestão de benefícios que facilita e agiliza a vida do RH, enquanto entrega ao colaborador um único cartão e um app simples e prático de usar. Esse produto tem o objetivo de facilitar a gestão e valorizar os colaboradores.
P – A empresa tem planos de expansão? Quais as perspectivas?
IR – Falando de futuro, muitas tecnologias hoje estão no “hype” e com todas certeza outras virão, com a nossa frente de transformação digital conseguimos fomentar e acelerar essas tecnologias para o mercado, pois temos equipes focadas na aplicação e na descoberta de novas tecnologias.
Em 2022 já iniciamos nossa agenda de M&A, que é uma forma estratégica de crescimento do Grupo DB1, incorporando duas empresas estabelecidas na América Latina com atuação no ecommerce, sendo uma no Uruguai e outra no Chile; já no Brasil, em 2023 incorporamos uma empresa de prestação de serviços, e nos ajudou compor o portfólio de prestação de serviços para pequenas, médias empresas e startups, que antes não estávamos atendendo.
Como iniciativas internas, que também é uma das formas de crescimento por inovação, mais 4 novos projetos surgiram e já estão no mercado, dois na frente do ecommerce (Anytools e Seller.Ads) e um na frente de fintech (Flinke) e outro em digital transformation (Voluts). Todas as iniciativas criadas em 2023 estão preparadas para potencializar o crescimento do Grupo para 2024.
P – Quantos empregos diretos e indiretos?
IR – No DB1 Group, as pessoas são singularmente plurais: guiadas pelo Código de Cultura, comportamentos e condutas, vibram no mesmo ritmo, valorizando e respeitando a diversidade por trás de cada um. São mais de 756 pessoas que seguem alinhadas ao mesmo propósito. Este número contabiliza os empregos diretos de colaboradores da base de Maringá e de outras espalhadas pelo país.
E o Grupo segue em constante crescimento e em busca de profissionais que estejam alinhados a essa cultura. Atualmente a empresa está com cerca de 61 vagas abertas, em busca de profissionais que queiram se desenvolver e estejam dispostos a superarem limites.
P – Qual o faturamento?
IR – Os resultados são satisfatórios, demonstram o crescimento, a maturidade e o potencial inovador do Grupo DB1. Nosso desafio é estar em desenvolvimento constante, e o faturamento de 2023 do Grupo será de aproximadamente R$ 180 milhões. Em 2023 destacamos os bons resultados com o ecommerce com a expansão pela América Latina, e podemos destacar o Anymarket, o hub marketplace que se consolidou como a maior solução da América Latina em 2023.
O Grupo DB1 se estrutura, planeja e vem executando uma dobra de tamanho a cada três anos. Para 2024 estamos com boas perspectivas de crescimento, já estamos com o planejamento estratégico acontecendo e com força total em busca de 30% de crescimento acumulado do Grupo.
P – Quais as empresas do grupo e principais clientes?
IR – Hoje com 22 anos de mercado, a DB1 Group atua no segmento de tecnologia da informação e é focada na transformação digital de organizações B2B, alinhada às necessidades dos clientes. Com essa expertise bem consolidada o grupo possui empresas líderes de mercado nos ecossistemas de Ecommerce: Anymarket, Predize, Koncili e MIA – Inteligência Artificial para Ecommerce; de Fintech: Consignet, Mixtra, Flinke e Ducz. Já no ecossistema de Transformação Digital o grupo conta com as empresas: DB1 Global Software, MyKids, Voluts, DB1 Labs e Tinbot Robótica. Juntos esses três ecossistemas oferecem produtos e serviços para grandes players em mais de 12 países.
Leia também: Elotech abre 30 vagas e anuncia meta de expansão para 15 estados
Assine o Portfolio por apenas R$19/mês
Marcas
AGRO
Razena usa embalagens tão especiais quanto os cafés que produz
A família cultiva 100 hectares de várias espécies de café no cerrado mineiro, mas só 1%, do Catuaí 144 amarelo é embalado com a marca Razena.
Mais notícias
TEXTO FINAL
Sem atingir meta mínima de assinaturas, Portfolio encerra operações
Portfolio agradece a todos os leitores, fontes, assinantes, colaboradores e assessorias de comunicação. Muito obrigado e até a próxima.
DIEESE
13º salário tem potencial de injetar R$ 450 milhões na economia de Maringá
O montante do 13º salário que será pago em Maringá representa 4,6% do total do Paraná, que soma R$ 9,8 bilhões.
DEPUTADOS
Rádio de Sarandi vira FM e pode mudar para Maringá
Os deputados Nelsinho Padovani e Cobra Repórter estão negociando o futuro da Rádio Banda 1, que era AM e se tornou FM.
HABITAÇÃO
MRV prepara lançamento de empreendimento com nome de edifício que já existe
MRV apresenta Estudo de Impacto de Vizinhança do Residencial Malibú, na zona 39, mas Maringá já tem um Residencial Malibu.
CONCORRÊNCIA
Contrato para requalificação de parte do Eixo Monumental é assinado
Sial Construções terá 360 dias para concluir as obras nos três trechos do Eixo Monumental, a contar da emissão da ordem de serviço.
CONSTRUÇÃO
Pedidos de impugnação de concorrentes atrasam obras no Hospital Municipal
A concorrência do Hospital Municipal, de R$ 14,4 milhões, foi publicada no dia 9 de agosto e ainda não se tem as empresas habilitadas.
CONSUMIDOR
Procon constata variação de quase 18% nos preços dos combustíveis
A 'gourmetização' teria transformado os postos num local que vai além da simples venda de combustíveis, o que elevam os preços, diz Mantovani.
Empreendedorismo
MEIs movimentam R$ 3 milhões por mês em Maringá
Dos 44 mil MEI´s existentres em Maringá, mais de 5 mil trabalham na construção civil, que só perde para o comérecio varejista.
NATAL
Pregão para contratar duendes, teatro e shows de Natal sai por R$ 361 mil
O deságio passou de R$ 100 mil. Serão realizados 72 shows musicais e apresentações teatrais em diversos locais de Maringá.