Empreendimento

IAT recebe pedido de licença para um novo cemitério em Maringá

POR Téle Menechino EM 14 DE setembro DE 2023

Tramita no Instituto Água e Terra do Paraná um pedido de Licença Prévia para a implantação de um novo cemitério em Maringá, precisamente na Estrada Romeira, 6376, Gleba Ribeirão Maringá. A área prevista para o empreendimento tem 10 mil m² e fica a 10 km da Catedral Metropolitana Basílica Menor Nossa Senhora da Glória. 

Conforme o protocolo 20.767.225-4, o pedido foi formalizado no IAT às no dia 2 de agosto deste ano pelo engenheiro químico Leonardo César de Sousa. Segundo ele, o investimento previsto à primeira fase é de R$ 700 mil, para “cercar a área, construir uma capela e 100 jazidos”. No total, o projeto é 1.500 jazidos e nasceu após uma pesquisa de mercado: 

A área foi comprada há 2 anos e a intenção inicial era agrícola. Mas analisando os pedidos de abertura de empresas no sistema da prefeitura é possível saber quais os ramos mais saturados e os que há menos concorrência. E, entre esses menos concorridos, avaliar quais têm mais possibilidades de lucro e estão mais próximos de serem executados dado o conhecimento da pessoa. No caso, como tenho experiência em projetos ambientais, creio que será possível executar. 

Portfolio pelo WhatsApp

Receba as notícias do Portfolio pelo whastsapp no momento em que são publicadas.

O modelo de negócio, segundo Leonardo, que tem mestrado em engenharia química, mas também atua na área ambiental e na agroindústria,será como um clube, do qual se compra uma cota e depois tem a anuidade. No caso, os jazigos serão concedidos por um contrato de comodato”.

Conforme o engenheiro, após a aprovação de todas as licenças necessárias para implantação do novo cemitério em Maringá, e são muitas, a primeira fase do Heavenly Cemitério Park será concluída em 12 meses. “Estamos na fase de pré-projeto e ainda estamos estudando quais serão os diferenciais do empreendimento”, afirmou.  

Processo é complexo

Consultada, a advogada, auditora ambiental e coordenadora de projetos Master Ambiental, Laila Menechino, informou que no IAT, além da Licença Prévia, são necessárias as licenças de Instalação e a de Operações, essa caso a capacidade ultrasse 1,5 mil jazidos. Para obter a Licença Ambiental, é preciso um Plano de Controle Ambiental e um Plano de Gerenciamento de Resíduos, “e se for grande, o órgão pode exigir o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental”.

Observou que “o principal impacto ambiental é a geração de efluente/mortume e tem a questão de fauna sinantrópica – pragas, ratos, baratas”. Laila acrescentou que o empreendimento tem que ter Licença Sanitária e Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. No Município, terá que estar de acordo com a Certidão de Uso do Solo e receber o licenciamento urbanístico, para ter o alvará de construção. “O Município também pode pedir o Estudo de Impacto de Vizinhança”, disse.

Município tem três cemitérios

Atualmente o Município conta com três cemitérios, sendo um deles no distrito rural de Floriano. Na cidade são dois, é particular e foi construído há 37 anos. O Cemitério Parque Maringá, que é um dos pioneiros do país com o conceito de jardim, com jazidos cobertos por grama e muita área verde, soma cerca de 7 mil jazidos. O Cemitério Público Municipal, fundado em 10 de maio de 1947, tem mais de 20 mil jazidos, nos quais foram sepultados aproximadamente 80 mil corpos.

Assine o Portfolio por apenas R$19/mês

Quanto vale para você uma informação exclusiva que pode mudar o rumo dos seus negócios?

Marcas

Mais notícias