CÂMARA

Licitação para propaganda entra na fase da ‘troca de chumbo’ entre concorrentes

POR Téle Menechino EM 26 DE outubro DE 2023

Divulgado o resultado da análise das propostas técnicas da Única Propaganda e da Sol Propaganda, a licitação da Câmara de Vereadores para contratar serviços de publicidade entrou na previsível fase do ‘chumbo cruzado’ dos recursos para desclassificação da concorrente.

A Sol querendo eliminar a Única e essa querendo limar aquela. Uma diz que ocorreram erros nos preços das peças de criação, outra alega que faltou uma linha num texto que o edital exigia 60.

A Única está na liderança, com 63,49 pontos nos envelopes 1, 2 e 3. A Sol tem 59,88 pontos. O critério de classificação é técnico e preço.

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O julgamento técnico foi feito por uma Subcomissão, formada por meio de chamamento público de jornalistas e publicitários sem vínculos com o Legislativo, dos quais, por sorteio, foram definidos três titulares.

Os pedidos e recursos de impugnação fazem parte do jogo e são previstos no edital. Ainda falta a fase de preço, com valor máximo de R$ 700 mil.

O Sindicato Nacional das Agências de Propaganda (Sinapro) estabelece desconto máximo de 50% nessa modalidade de licitação. O que tende a estar cravado no quarto envelope, por ora lacrado, das duas maiores agências de Maringá.

Argumentos consistentes e miúdos

A Sol sustenta que a Única errou nos preços. Diz que a concorrente confundiu flyer ou volante (R$ 7.962,00 na tabela do Sinapro) com catálogo ou folheto (R$ 4.962,00, na mesma tabela).

E, também, de não citar o nome da Escola Legislativa no spot que se pretende veicular 180 vezes nas principais emissoras da cidade. Para a mídia de rádio seriam destinados R$ 35 mil.

O briefing da campanha esclarece que é “por meio da Escola Legislativa que a Câmara de Maringá se posiciona como parceira proativa do cidadão.”

Eita! Esqueceram de citar o nome do projeto protagonista?

Por outro lado, a Única pede a eliminação da Sol alegando que “o raciocínio básico da campanha deveria ter sido apresentado em duas laudas, em papel sulfite A4, de 72 g/m², na fonte Arial, no tamanho 12, na cor preta, com espaçamento entre linhas e parágrafos de 1.5, sendo 30 linhas por lauda”.

É, mesmo, o que diz o edital.

Pois o problema apontado pela Única é que na segunda lauda da Sol só constam 29 linhas. Vichi! Deveriam ser 30.

A Comissão de Licitação concedeu prazo de cinco dias úteis, de 24 a 30/10, até as 18 horas de segunda-feira, para as empresas apresentarem suas contrarrazões e pedidos de impugnação aos recursos apresentados, após o qual deverá analisá-los e julgá-los.  

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