Maringá já tem o seu 'place branding': "Maringá Faz Bem"

TURISMO

“Maringá Faz Bem” passa ser a marca da cidade

POR Marcelo Bulgarelli EM 06 DE outubro DE 2023

Maringá já tem sua própria marca (place branding) a fim de intensificar e identificar a cidade como destino turístico: “Maringá Faz Bem”. Esse é o resultado de uma pesquisa realizada pela Prefeitura de Maringá junto com o Sebrae e anunciada nesta quinta (5/10), durante a apresentação do primeiro ′Plano Municipal de Turismo′ (PMTur) da cidade, no Parque do Japão.

“O Place branding representa a identidade e o ‘destino Maringá’. É o que a cidade oferece, vende, quais são suas propostas de valor para as pessoas que moram aqui ou querem investir no município”, explica Perseu Bastos, gestor regional de Turismo do Sebrae.

Fernanda Maia Rodrigues de Oliveira, Superintendente da Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo, deu exemplos de “place branding”, como o utilizado pela cidade de Las Vegas que é reconhecida com o slogan “O que acontece em Vegas, fica em Vegas” (“What happens in Vegas, stays in Vegas”). Porém, um dos mais conhecidos é o “I love NY”, frase que identifica a cidade de Nova York.

Portfolio pelo WhatsApp

Receba as notícias do Portfolio pelo whastsapp no momento em que são publicadas.

O processo de elaboração do ′Place Branding′ foi realizado com pesquisa qualitativa, que contou com workshops e entrevistas com a população e lideranças, além de pesquisa quantitativa, com auxílio das redes sociais.

Plano Municipal de Turismo

O foco do evento também foi a apresentação do ′Plano Municipal de Turismo′, que terá duração de dez anos (2023-2033). Passou por nove etapas, incluindo a formação de comitê, levantamento de documentos e realização de conferências. O processo envolveu representantes do poder público e do setor turístico local. O plano será encaminhado à Câmara Municipal para votação. 

A elaboração do PMTur seguiu os eixos do ′Programa Destino Turístico Inteligente′ (DTI), do Ministério do Turismo: governança, mobilidade/transporte, inovação, acessibilidade, sustentabilidade, segurança, promoção/marketing e criatividade.

Leia também: Câmara aprova projeto que obriga loteamentos ter redes de energia e de dados subterrâneas

Assine o Portfolio por apenas R$19/mês

Quanto vale para você uma informação exclusiva que pode mudar o rumo dos seus negócios?

Marcas

Mais notícias