RESTAURANTES

Operadora da Subway, com oito lojas em Maringá, pede recuperação judicial

POR Téle Menechino EM 01 DE novembro DE 2023

Na noite de terça-feira (31) um grande escritório de advocacia da capital paulista protocolou um pedido de recuperação judicial da gigante SouthRock Capital que ecoou em Maringá, onde a operadora no Brasil da franquia Subway tem oito restaurantes.

A SouthRock também opera a franquia da cafeteria Starbucks, que desde janeiro deste ano vem ensaiando montar a sua primeira loja na cidade. Segundo as últimas informações, a inauguração da Starbuks seria realizada este mês, no shopping Catuaí.

O escritório Thomaz Bastos, Waisberg, Kurzweil Advogados, que protocolou o pedido de recuperação judicial da operadora das redes Subway e Starbuks, informou que a dívida é estimada em R$ 1,8 bilhão.

Portfolio pelo WhatsApp

Receba as notícias do Portfolio pelo whastsapp no momento em que são publicadas.

Em meados de outubro a SouthRock contratou a consultoria Galeazzi&Associados que emitiu um comunicado dizendo que a medida visa a “proteger financeiramente as suas operações no Brasil, atrelado a decisões estratégicas para ajustar seu modelo de negócios à atual realidade econômica”.

A própria SouthRock também se manifestou por meio de nota ao ser procurada pela imprensa especializada. Informou que “os ajustes incluem a revisão do número de lojas operantes, do calendário de aberturas, de alinhamentos com fornecedores e partes interessadas, assim como da sua força de trabalho”.

Segundo o site oficial da Subway, a marca tem 1,6 mil restaurantes no Brasil e mais de 37 mil no mundo. Já a Starbucks Coffee, que abriu sua primeira loja em Seattle, Washington (EUA), em 1971, se posiciona como “a maior rede de cafeterias do mundo”.

A Recuperação Judicial, que ainda não foi aceita pela 1ª Vara de Falências da Justiça de São Paulo, segundo a gestora, a medida vai ajudá-la a enfrentar “os desafios econômicos do Brasil, resultantes da pandemia, da inflação e das taxas de juros elevadas”.

Embora a formalização do pedido de RJ tenha sido noticiada por inúmeros sites especializados em economia, apenas um deles, o Valor Econômico, informou que a Subway não foi incluída no processo e, portanto, não está sujeita à medidas protetivas contra credores. Atribuiu a informação a “uma fonte que está a par do assunto”

A RJ da SoutRock é notícia no G1, InfoMoney, Money Times, Poder 360, Exame, Jornal do Comércio, entre outros. Em nenhum dos artigos publicados nesses portais consta a informação da exclusão da Subway.

O Portfolio aguarda retorno do escritório de advocacia que formalizou o pedido de RJ e da consultora da SouthRock sobre a inclusão ou não da Subway. As respostas serão publicadas tão logo sejam enviadas. As lojas da Subway em Maringá só abrem  às 11 horas.

  • Primeira atualização, feita às 11h27 de 1/11/2023. A Galeazzi&Associados informou que “não vai se pronunciar sobre o assunto”.

Assine o Portfolio por apenas R$19/mês

Quanto vale para você uma informação exclusiva que pode mudar o rumo dos seus negócios?

Marcas

Mais notícias