SARANDI

Metropolitano para de atender Obstetrícia pelo SUS em janeiro

POR Téle Menechino EM 09 DE novembro DE 2023

O Portfolio já havia feito o alerta, com exclusividade, e agora é oficial: o Hospital Maternidade Metropolitano, de Sarandi, vai deixar de atender pacientes do Sistema Único de Saúde na área de Obstetrícia a partir do dia 1 de janeiro de 2024.

A direção do hospital formalizou o pedido de descredenciamento da especialidade do SUS junto à 15ª Regional de Saúde por meio do Ofício Nº 135/2023. A 15ª RS, por sua vez, convocou uma reunião de urgência com todos os secretários de Saúde dos municípios referenciados ao Metropolitano na Linha de Cuidado Materno Infantil, para reorganizar os atendimentos às Gestantes de Risco Habitual e Intermediário.

No ofício do Metropolitano encaminhado à 15ª RS, o hospital lembra que é uma associação de direito privado sem fins lucrativos e presta serviços ao SUS há mais de 20 anos.

Portfolio pelo WhatsApp

Receba as notícias do Portfolio pelo whastsapp no momento em que são publicadas.

Observa que é referência na especialidade de Ortopedia e Neurocirurgia da Região, atende a Rede de Urgência e Emergência, SIATE, SAMU e regulado pela Central Leitos do Paraná.

Também possui habilitação em Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Neurologia / Neurocirurgia e e habilitação em Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Traumatologia e Ortopedia. O hospital solicitou o descredenciamento unicamente da Obstetrícia.

O fato é que os repasses do SUS aos hospitais, que é feito por serviços prestados, estão com valores absolutamente defasados, pois não são reajustados de forma global desde 2012. Nesse período, apenas um ou outro tipo de atendimento, sofreu pequenos reajustes.

O problema financeiro atinge todos os hospitais públicos, filantrópicos e particulares, e se não fossem os recursos complementares repassados pelos Estados e Municípios, possivelmente os 165 milhões de brasileiros e brasileiras que dependem exclusivamente do SUS estariam completamente desassistidos.

No entanto, há a promessa do Governo Federal de promover um reajuste geral na Tabela SUS no final deste ano, para entrar em vigor em 2024.

O Hospital Maternidade Metropolitano ainda está prestando serviços médicos na Obstetrícia e, se nada mudar, o que é pouco provável, deixará de fazê-lo a partir de 1 de janeiro do próximo ano.

Por ser referência regional, em média realiza 90 partos por mês. Essa demanda será distribuída para outros hospitais sob jurisdição da 15ª Regional de Saúde que não têm gestão plena do SUS. Maringá tem gestão plena e por isso não será impactada por esse aumento de demanda.  

OFÍCIO DA REDE METROPOLITANA

Ofício encaminhado pela Rede Metropolitana para a 15ª Regional de Saúde solicitando o descredenciamento da Obstetrícia do SUS

Assine o Portfolio por apenas R$19/mês

Quanto vale para você uma informação exclusiva que pode mudar o rumo dos seus negócios?

Marcas

Mais notícias