A empresa paranaense O Solucionador, especializada em soluções de dívidas bancárias, acumula 20 processos administrativos no Procon de Maringá.

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O Solucionador lidera ranking de processos administrativos no Procon

POR Marcelo Bulgarelli EM 16 DE outubro DE 2023

A empresa paranaense O Solucionador, especializada em soluções de dívidas bancárias, acumula 20 processos administrativos no Procon de Maringá.

Nos últimos dois meses, a negociadora ficou na frente da 123 Milhas (19 processos), Telefonia Oi (9), Hotel Urbano (7) e Banco Daycoval (6). No total, foram 276 processos administrativos registrados no órgão.

Pela internet, O Solucionador se apresenta como “a maior empresa de negociação de dívidas do Estado do Paraná”.  Ela tem sua base em Toledo, mas atua em diversas cidades, principalmente em Maringá.

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A empresa foi criada com a intenção de atender pessoas endividadas, cobrando um valor específico para fazer a negociação com o banco.

Porém, o próprio Procon é capaz de fazer essa intermediação. “Uma ligação do Procon é muito mais efetiva do que a de uma empresa”, ressalta o diretor do órgão em Maringá, Flávio Mantovani.

Existe dentro do Procon um setor para cuidar desses endividamentos. O órgão faz contato com todos os credores da pessoa, cria um relatório, parcela todas as dívidas e promove uma reorganização financeira para que endividado possa voltar a pagar.

As queixas contra o O Solucionador se concentram no suposto fato de que a empresa não estaria fazendo nenhuma negociação. Pede para que o cliente não pague mais as contas prometendo negociar e depois até sugere que ele “oculte seus bens” para que não sejam tomados pelo banco.   

  

Outro exemplo seria de uma pessoa com uma dívida de R$ 5 mil que busca a empresa a procura de uma solução. Acaba fazendo um contrato e pagando R$ 2,5 mil achando que a dívida está paga, mas na verdade esse é o valor dos honorários. Ou seja, a pessoa teem sua dívida aumentada para R$ 7,5 mil. “O objeto do contrato é a tentativa de solução, não o fim da dívida em si”, resume Mantovani.  

Reclame Aqui

Em uma consulta no site Reclame Aqui, há pelo menos 26 reclamações contra O Solucionador nos últimos 60 dias. De acordo com a indicação do portal, nenhuma delas foi respondida.

A última reclamação foi postada por um morador de Mandaguaçu, há cinco dias. Diz que até sofreu “ameaças de bloqueio de contas bancárias” caso não pague as dívidas com a empresa.

Um outro consumidor de Sarandi teria tentando fazer um acordo sobre a fatura do cartão de crédito bancário e pagou R$ 2 mil para que O Solucionador tentasse um acordo com o banco. “Mas após o pagamento e fechamento do contrato, eles nunca me deram um retorno”, escreveu o sarandiense.

“O que me parece é que a empresa promete uma coisa, e depois não consegue ter acordo mais com o banco (sic), ou seja, não é garantido que eles consigam fazer o acordo por você”, completou o reclamante.

O Portfolio tentou entrar em contato com O Solucionador, mas não foi atendido os números de telefone encontrados.

Reclamações presenciais

Entre as 3.259 reclamações presenciais no Procon de Maringá, a liderança está com a Vivo (120), Claro (111), Sanepar (105), Oi (83) e Bradesco (77).

Tanto a Vivo como a OI trabalham dentro do programa Procon Empresas. Há um funcionário de cada telefonia trabalhando dentro do órgão para agilizar os atendidos de reclamações e redução de processos.

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