Diário Oficial
Diário Oficial do Município de Maringá, Paraná do dia 15 de Dezembro de 2023
Eleições
Muito lúcida a entrevista de Mário Hossokawa a Marcelo Bulgarelli e Walter Téle Menechino neste Portifólio. Com a experiência de quem atravessou quatro décadas na cúpula do poder local, Hossokawa fala aquilo que sabemos nos bastidores, mas ninguém se atreve a comentar de público.
Temos uma leitura muito próxima sobre os movimentos das próximas eleições. Sobre as candidaturas, de fato os nomes que devem aparecer nas urnas não são muito diferentes do que ele citou.
Mas, há algumas observações que me permito compartilhar com o leitor. Primeiro, a condição de Homero Marchese. Se ele não conseguir legenda para disputar a prefeitura (condição com a qual realmente não compartilho, porque o que não faltam são partidos interessados em participar da disputa), deve ser muito ativo apoiando um ou outro lado. Não se pode olvidar que os conservadores têm um pé bem forte em Maringá e buscam um nome como o de Homero para chamar de seu.
Portfolio pelo WhatsApp
Depois, a ideia de que Flávio Mantovani não tem grupo é meio incerta. Flávio nunca disputou uma eleição majoritária e vem dos grupos fragmentados da sociedade. E tem votos tanto da esquerda, quanto da direita. Se tiver o apoio de algum grupo, pode sim ser a surpresa da festa.
Wilson Quinteiro não está alheio ao processo. Irá participar dessa eleição, seja como candidato, seja coordenando alguma candidatura. E seu nome ainda é lembrado por uma fatia interessante do eleitorado.
O grupo articulado por Mario Verri, Humberto Henrique, Ana Lúcia Rodrigues e Evandro Oliveira tanto pode bancar um nome próprio no primeiro turno, como arrematar uma vice forte em uma chapa matadora.
Rogério Do Carmo será figura ativa nessa eleição. E levará consigo uma fatia importane do eleitorado. Sendo candidato ou alinhando-se a alguma chapa.
Isso tudo desenhado, mostra uma fragmentação considerável do eleitorado para o próximo pleito. E, diferentemente do que ocorreu nas eleições passadas, não haverá disputa polarizada. Num cenário assim, Silvio Barros não está assegurado sequer como candidato.
Será uma eleição de fatias. Quem souber somar suas fatias pode ficar com o bolo todo.
P.S.: a entrevista está muito boa. Só faltou perguntar sobre a possibilidade de um acordo do município com a Sanepar.
Assine o Portfolio por apenas R$19/mês
Marcas
AGRO
Razena usa embalagens tão especiais quanto os cafés que produz
A família cultiva 100 hectares de várias espécies de café no cerrado mineiro, mas só 1%, do Catuaí 144 amarelo é embalado com a marca Razena.
Mais notícias
Diário Oficial
Diário Oficial do Município de Maringá, Paraná do dia 15 de Dezembro de 2023
Comprar ou alugar
Ponta Grossa
Conheça cinco startups de Ponta Grossa que estão fazendo sucesso
Varejo
Luiz Marinho em busca do tempo perdido
Portaria que restringe funcionamento do comércio aos domingos e feriados só atende ao interesse dos sindicatos
MILTON RAVAGNANI
Ulisses pode ter antecipado uma movimentação politica que só deveria acontecer no ano que vem.
Queda de árvores
Quedas de árvores têm muitos motivos. O desleixo administrativo, o maior deles
Com a chegada de uma primavera quente, os temporais têm sido mais constantes e a ameaça cotidiana da queda de árvores apavora o cidadão
Saneamento
Projetos
Na ausência do Estado, quem pode se organiza
Projetos financiados pela iniciativa privada suprem interesses corporativos que o Estado se exime de resolver
Dupla nacionalidade
Congresso altera regra de perda de nacionalidade para quem pedia cidadania estrangeira
Novo PGR