AGRO
Razena usa embalagens tão especiais quanto os cafés que produz
A família cultiva 100 hectares de várias espécies de café no cerrado mineiro, mas só 1%, do Catuaí 144 amarelo é embalado com a marca Razena.
CÂMARA
O prefeito Ulisses Maia vetou integralmente o projeto de lei ordinária nº 11.703/23 aprovado pela Câmara de Vereadores que permitiria o uso de carros alugados para prestar serviços de táxis.
O projeto foi assinado pelos vereadores Paulo Biazon (União) e Rafael Roza (PROS), que acrescentaram um parágrafo no artigo 4º da Lei Municipal nº 7.647/2007 e, assim, incluíram a possibilidade do uso de carros de aluguel por taxistas.
Mas na sessão legislativa de terça-feira (14) o veto do Executivo ao projeto de lei de Biazon e Roza foi mantido pela maioria absoluta dos vereadores, com apenas um voto contra.
Portfolio pelo WhatsApp
O líder do prefeito, Alex Chaves (MDB), defendeu a manutenção do veto e se dispôs a ajudar os vereadores na redação de um projeto de lei semelhante.
O §4º acrescido pelos dois vereadores estabelecia que “em caso de veículo locado, o contrato de locação deverá estar no nome do permissionário e cobrir todo o período válido da licença, observando-se todas as demais regras para a expedição da autorização através do Termo de Permissão”.
O Executivo argumentou que “pela proposta aprovada, permite-se a utilização de carros de aluguel para o serviço de taxi. Contudo, após detida análise pela Secretaria de Mobilidade Urbana, levantou-se alguns questionamentos de ordem legal e técnica”.
Destacou que o artigo 135, do Código de Trânsito Brasileiro diz que “os veículos de aluguel, destinados ao transporte individual ou coletivo de passageiros de linhas regulares ou empregados em qualquer serviço remunerado, para registro, licenciamento e respectivo emplacamento de característica comercial, deverão estar devidamente autorizados pelo poder público concedente”.
Desta forma, conclui o Executivo ao justificar o veto, “os veículos locados aos taxistas no ato da locação deveriam fazer a troca das placas, e ao término da locação voltar às placas brancas, o que inviabilizaria a operação”.
Porém, “outra ilegalidade se apresenta pois o veículo de aluguel obrigatoriamente deve estar em nome do vencedor da licitação da concessão”.
Assine o Portfolio por apenas R$19/mês
Marcas
AGRO
Razena usa embalagens tão especiais quanto os cafés que produz
A família cultiva 100 hectares de várias espécies de café no cerrado mineiro, mas só 1%, do Catuaí 144 amarelo é embalado com a marca Razena.
Mais notícias
INOVAÇÃO
Maringá tem três Projetos Inovadores reconhecidos pela Rede Cidade Inteligente
Dos dez Projetos Inovadores reconhecidos pela organização do 9º Congresso Paranaense de Cidades Digitais Inteligentes, três são de Maringá.
CÂMARA
Revisão do Plano Diretor corre risco de só ser concluído em 2024
A revisão do Plano Diretor de Maringá já deveria ter sido feita em 2016, O projeto de lei é complexo, repleto de detalhes e soma 188 páginas.
LAVA JATO
Correição na 13ª Vara Federal aponta “gestão caótica” de Sérgio Moro
Relatório parcial da correição extraordinária na gestão de Sérgio Moro aponta que não há inventário sobre todos os bens apreendidos.
ZONEAMENTO
Área de preservação em fundos de vale diminui e edificações serão regularizadas
Área de preservação permanente em fundos de vale em Maringá é reduzida de 60 metros para 30 metros e proprietários de lotes comemoram.
CÂMARA
Vereador Maninho pede revogação de lei que ele mesmo propôs há três meses
Em regime de urgência, o vereador Maninho (PDT) propôs a concessão e a revogação do título de utilidade pública a Maranatha.
AMBIENTE
Comissão de Impactos Urbanísticos e Vizinhança tem nova composição
Em Maringá, relatórios e estudos de impacto de vizinhança são obrigatórios para empreendimentos com mais de 5 mil m².
SARANDI
Sem reajuste na tabela, Maternidade do Metropolitano não vai atender SUS
Tabela SUS está sem reajuste desde 2012. Hospital Metrropolitando de Sarandi faz 90 partos por mês e está tentando negociar com a Sesa
SAÚDE
Câmara de Maringá aprova concessão do Hospital da Criança, com emendas
Concessão do Hospital da Criança só será para entidade filantrópica e, no mínimo, 60% dos atendimentos deverão ser via SUS.
SÉRIE 53 MIN
Ulisses Maia anuncia o primeiro aeroporto autossustentável do País
Na terceira e última parte da Série 53 Min com Ulisses Maia, o prefeito anunciou a construção de duas fazendas autovoltaicas.