AGRO
Razena usa embalagens tão especiais quanto os cafés que produz
A família cultiva 100 hectares de várias espécies de café no cerrado mineiro, mas só 1%, do Catuaí 144 amarelo é embalado com a marca Razena.
AMBIENTE
A Comissão Especial de Impactos Urbanísticos e de Vizinhança (CEIUV) da Prefeitura Municipal de Maringá, responsável pela análise do Estudo Prévio de Impacto de Vizinhança (EIV) e do Relatório do Impacto de Vizinhança (RIV), passou a ter nova composição. A Portaria 780/2023 do Gabinete do Prefeito, com as nomeações, foi publicada no Diário Oficial do Município de terça-feira (7).
Atendendo ao Estatuto da Cidade (Lei Federal Nº 10.257, de julho de 2001) e à Lei Complementar Nº 1.381, de maio de 2023 (que regulamenta o Plano Diretor de Maringá, aprovado em 2006), edificações comerciais e serviços, industriais e institucionais com mais de 5 mil m² e as residenciais com mais de 25 mil m² ou 300 dormitórios, são obrigadas a apresentar o EIV/RIV.
Sem a análise do EIV/RIV pela CEIUV e a aprovação do Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial, a obra não pode ser realizada. A nova comissão é presidida por Érika Veiss Holz, diretora de Controle e Ocupação Urbana da Secretaria Municipal de Urbanismo. A vice-presidente é a engenheira civil Patrícia Barbosa Minari Purpur, da mesma secretaria.
Portfolio pelo WhatsApp
Conforme definição do Estatuto da Cidade, impactos de vizinhança são os efeitos decorrentes da implantação de atividades ou empreendimentos que podem causar danos e/ou alteração na morfologia urbana, no ambiente socioeconômico, natural ou construído, ou sobrecarga de atendimento da infraestrutura básica.
Por vizinhança, entende-se o conjunto de pessoas, edificações e atividades lindeiras ao empreendimento, seja na área de influência direta ou indireta. O EIV/RIV deve contemplar os aspectos positivos e negativos sobre a qualidade de vida da vizinhança, tais como aumento de tráfego, ruídos e poluições.
Dependendo do empreendimento ou atividade, podem ser exigidas medidas mitigatórias para prevenir, neutralizar ou reverter os impactos negativos; medidas compensatórias para compensar os impactos irreversíveis; e medidas potencializadoras, destinadas a melhorar os efeitos positivos.
Na análise do EIV/RIV, caso faltem documentos, necessidade de correções e informações, será emitido comunicado ao requerente para as devidas providências em um prazo de 20 dias úteis. O prazo pode ser prorrogado pelo mesmo período, caso seja solicitado e justificado. O não atendimento do comunicado nos prazos estabelecidos implica no arquivamento do processo.
A CEIUV é composta por 19 servidores públicos municipais, sendo seis da secretaria de Urbanismo e Habitação, quatro do Instituto Ambiental de Maringá, três do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá, três da secretaria de Obras Públicas e três da secretaria de Mobilidade Urbana. A nova composição é a seguinte:
– Erika VeissHolz – Presidente – Diretora de Controle e Ocupação Urbana – S.M. Urbanismo e Habitação
– Patrícia Barbosa Minnari Purpu – Vice-Presidente – Engenheira Civil – S.M. Urbanismo e Habitação
– Douglas Fabiano Costa de Lima – Gerente de Impacto Urbanismo/Biólogo – S.M. Urbanismo e Habitação
– Henrique Shintaru Maeda – Engenheiro Civil – S.M. Urbanismo e Habitação
– Reginaldo Rodrigues dos Santos – Gerente de Edificações / Arquiteto e Urbanista – S.M, Urbanismo e Habitação
– Géssica Dariana Gmach Arlindo – Auxiliar Administrativa – S.M. Urbanismo e Habitação
– Guilherme Bordin Catani – Diretor de Planejamento e Gestão Territorial / Especial de Impactos Urbanísticos e de Vizinhança / Arquiteto e Urbanista – IPPUM
– Poliana Padula – Gerente de Ordenamento Territorial/Arquiteta e Urbanista – IPPUM
– Aviter Bordinhon Ribeira – Gerente de Planejamento Territorial/Arquiteto e Urbanista – IPPUM
– Thayse Nathalie Ferro – Diretora de Licenciamento Ambiental/Engenheira Ambiental – IAM
– Andréia Soares Zola de Almeida – Engenheira Química – IAM
– Matheus Gimenez Buzo – Diretor de Biodiversidade/Biólogo – IAM
– Andrea Déstro Simonsen Garcia – Gerente de Licenciamento Ambiental/ Engenheira Ambiental – IAM
– Marcos Vieira Prestes – Gerente de Infraestrutura/Engenheiro Civil/ S.M. Obras Públicas
– Henrique Azevedo Silveira – Engenheiro Civil – S.M. Obras Públicas
– Eliane Kamimura – Engenheira Civil – S.M. Obras Públicas
– Tathyane Camara de Souza Amorim – Gerente de Fiscalização e Controle Financeiro/Engenheira Civil – S.M. de Mobilidade Urbana
– Elise Savi – Gerente de Projetos, Mobilidade e Acessibilidade / Arquiteta e Urbanista – S.M. de Mobilidade Urbana
– Ana Carolina Pussi Brito – Arquiteta e Urbanista – S.M. de Mobilidade Urbana
Assine o Portfolio por apenas R$19/mês
Marcas
AGRO
Razena usa embalagens tão especiais quanto os cafés que produz
A família cultiva 100 hectares de várias espécies de café no cerrado mineiro, mas só 1%, do Catuaí 144 amarelo é embalado com a marca Razena.
Mais notícias
INOVAÇÃO
Maringá tem três Projetos Inovadores reconhecidos pela Rede Cidade Inteligente
Dos dez Projetos Inovadores reconhecidos pela organização do 9º Congresso Paranaense de Cidades Digitais Inteligentes, três são de Maringá.
CÂMARA
Revisão do Plano Diretor corre risco de só ser concluído em 2024
A revisão do Plano Diretor de Maringá já deveria ter sido feita em 2016, O projeto de lei é complexo, repleto de detalhes e soma 188 páginas.
CÂMARA
Uso de carro alugado para serviços de táxi é vetado
A Câmara de Maringá aprovou, mas o prefeito vetou projeto de lei que autorizava uso de carro alugado para serviços de táxi.
LAVA JATO
Correição na 13ª Vara Federal aponta “gestão caótica” de Sérgio Moro
Relatório parcial da correição extraordinária na gestão de Sérgio Moro aponta que não há inventário sobre todos os bens apreendidos.
ZONEAMENTO
Área de preservação em fundos de vale diminui e edificações serão regularizadas
Área de preservação permanente em fundos de vale em Maringá é reduzida de 60 metros para 30 metros e proprietários de lotes comemoram.
CÂMARA
Vereador Maninho pede revogação de lei que ele mesmo propôs há três meses
Em regime de urgência, o vereador Maninho (PDT) propôs a concessão e a revogação do título de utilidade pública a Maranatha.
SARANDI
Sem reajuste na tabela, Maternidade do Metropolitano não vai atender SUS
Tabela SUS está sem reajuste desde 2012. Hospital Metrropolitando de Sarandi faz 90 partos por mês e está tentando negociar com a Sesa
SAÚDE
Câmara de Maringá aprova concessão do Hospital da Criança, com emendas
Concessão do Hospital da Criança só será para entidade filantrópica e, no mínimo, 60% dos atendimentos deverão ser via SUS.
SÉRIE 53 MIN
Ulisses Maia anuncia o primeiro aeroporto autossustentável do País
Na terceira e última parte da Série 53 Min com Ulisses Maia, o prefeito anunciou a construção de duas fazendas autovoltaicas.