AGRO
Razena usa embalagens tão especiais quanto os cafés que produz
A família cultiva 100 hectares de várias espécies de café no cerrado mineiro, mas só 1%, do Catuaí 144 amarelo é embalado com a marca Razena.
INOVAÇÃO
Dos dez programas selecionados pela Rede Cidade Digital como Projetos Inovadores, três são de Maringá. A formalização do reconhecimento será feita durantre o 9º Congresso Paranaenses de Cidades Digitais Inteligentes, que será realizado em Londrina nos próximos dias 23 e 24 e organizado pela RCD.
Um dos projetos foi criado pela secretaria municipal da Fazenda e desenvolvido em conjunto com uma empresa contratada. Os outros dois foram adquiridos pelo Município por meio de licitação. São eles o ACE Mobile: Informatização no Combate à Dengue na Cidade de Maringá; Tramitação Eletrônica da Execução Orçamentária; e CCI – Centro de Controle Integrado.
O ACE Mobile vem sendo usado no combate à dengue há cerca de um ano e meio. O coordenador de Serviços, Adriano Leonardo Benassi observa que “a informatização não ocorreu apenas na parte de campo, com os agentes de endemias, mas se deu também na parte de gestão, o que é muito relevante”.
Portfolio pelo WhatsApp
Os agentes de combate à dengue se sentiram mais valorizados
Avaliou que “com a informatização em campo, as visitas dos agentes passaram a ser feitas pelo aplicativo, utilizando o tablet como ferramenta. Isso deixou as visitas mais ágeis e menos burocrática. Eliminamos os trabalhos com pranchetas e boletins, e os agentes de combate à dengue se sentiram mais valorizados”.
Acrescentou que na parte de gestão, “o controle do território do município ficou muito mais efetivo e com base no mapa de focos de mosquitos, tipos de depósitos nas regiões, número de casos positivos e suspeitos e índices de LIRA, podemos direcionar os agentes e as ações de um modo muito mais assertivo a fim de conter surtos”.
O programa também gera relatórios de avaliações individuais e por equipes de agentes, fornecendo índices de produtividade, tempo das visitas e locais de trabalho. “Com base nessas informações, podemos orientar e pensar em treinamentos específicos para as equipes”, acrescenta o coordenador.
É um dos sistemas de segurança mais inteligentes e modernos do Brasil
Já o CCI – Centro de Controle Integrado da Guarda Civil Municipal, vinculado à Secretaria Municipal de Segurança, vem sendo operado desde o final de 2022 e “é um dos sistemas de segurança mais inteligentes e modernos do Brasil”, observa a assessoria de Comunicação da prefeitura.
Foram investidos R$ 5,7 milhões. O CCI conta com mais de 140 câmeras de monitoramento integradas, que estão espalhadas por toda a cidade. Dessas, 70 são as novas câmeras de reconhecimento facial e de leitura de placas de veículos. Os softwares foram adquiridos com licença vitalícia e a GCM e as polícias atuam de forma integrada.
A Tramitação Eletrônica da Execução Orçamentária teve início em 2018 e foi sendo implantada de forma gradual nas fases da execução orçamentária: solicitação de despesa, solicitação de crédito adicional, empenho, liquidação e ordem de pagamento. A implantação foi concluída em 2019 e, conforme a secretaria da Fazenda, “garante mais agilidade, transparência e economia”.
A Tramitação Eletrônica da Execução Orçamentária foi desenvolvida para assinatura eletrônica nos softwares de gestão pública, para criar documentos digitais e tramitação eletrônica pelos departamentos, aproveitando informações que já estavam nos sistemas e evitando o retrabalho e possíveis erros. Também foi criado o Portal do Fornecedor para consulta online da previsão de pagamento.
O programa reforça o compromisso da gestão municipal com a transparência
“Além de agilizar os processos, o programa reforça o compromisso da gestão municipal com a transparência e lisura, pois os cidadãos e fornecedores podem consultar o andamento da execução orçamentária em tempo real no Portal da Transparência. O sistema também gerou economia de papel, toner, energia elétrica e combustível”, acrescenta a assessoria de Comunicação.
A Rede Cidade Digital também selecionou os seguintes projetos: Rio Negro Cidade Segura, da prefeitura de Rio Negro; Agiliza Rio do Sul, de Rio do Sul (SC); Espaço Maker Capocu, da Secretaria Municipal de Educação de Fazenda Rio Grande; Luz Solar para Todos, de Itaipulândia; Programa Profissão 4.0, de Prado Ferreira; Educação e Tecnologia na Escola, de Apucarana; e Aluno Conectado, de Toledo.
Para a seleção foram considerados fatores como a utilização de tecnologia com o objetivo de melhorar os serviços municipais e a vida do cidadão, impacto positivo no desenvolvimento socioeconômico das cidades; e projetos em vigor, executado e planejado pela prefeitura, com apresentação de indicadores e resultados mensuráveis.
A programação do congresso traz uma feira de soluções tecnológicas, que acontece paralela ao ciclo de palestras. Os gestores poderão conhecer ferramentas voltadas para diversas áreas da administração pública, disponibilizadas pelas empresas 1Doc, CTMGEO, Aprova, IGTECH, Softplan, Evolution Tecnologia Funerária, Voxcity Tecnologia, Placarsoft, Partner Telecom, Instituto das Cidades Inteligentes, Headnet Tecnologia, Sistema Traz Valor e Ahgora.
O congresso é promovido pela Rede Cidade Digital em parceira com a Prefeitura de Londrina, por meio do Indistuto de Desenvolvimento de Londrina (Codel).
Tem o apoio institucional da governança Londrina Inteligente, Associação dos Municípios do Paraná, Sebrae e das associações regionais de municípios Assomec, Amocentro, Amcespar, Cantu, Amsop, Amunop, Amusep, Amuvi, Comcam, Amop, Amunorpi, Amsulep, Amepar, Amsulpar e Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná.
Assine o Portfolio por apenas R$19/mês
Marcas
AGRO
Razena usa embalagens tão especiais quanto os cafés que produz
A família cultiva 100 hectares de várias espécies de café no cerrado mineiro, mas só 1%, do Catuaí 144 amarelo é embalado com a marca Razena.
Mais notícias
CÂMARA
Revisão do Plano Diretor corre risco de só ser concluído em 2024
A revisão do Plano Diretor de Maringá já deveria ter sido feita em 2016, O projeto de lei é complexo, repleto de detalhes e soma 188 páginas.
CÂMARA
Uso de carro alugado para serviços de táxi é vetado
A Câmara de Maringá aprovou, mas o prefeito vetou projeto de lei que autorizava uso de carro alugado para serviços de táxi.
LAVA JATO
Correição na 13ª Vara Federal aponta “gestão caótica” de Sérgio Moro
Relatório parcial da correição extraordinária na gestão de Sérgio Moro aponta que não há inventário sobre todos os bens apreendidos.
ZONEAMENTO
Área de preservação em fundos de vale diminui e edificações serão regularizadas
Área de preservação permanente em fundos de vale em Maringá é reduzida de 60 metros para 30 metros e proprietários de lotes comemoram.
CÂMARA
Vereador Maninho pede revogação de lei que ele mesmo propôs há três meses
Em regime de urgência, o vereador Maninho (PDT) propôs a concessão e a revogação do título de utilidade pública a Maranatha.
AMBIENTE
Comissão de Impactos Urbanísticos e Vizinhança tem nova composição
Em Maringá, relatórios e estudos de impacto de vizinhança são obrigatórios para empreendimentos com mais de 5 mil m².
SARANDI
Sem reajuste na tabela, Maternidade do Metropolitano não vai atender SUS
Tabela SUS está sem reajuste desde 2012. Hospital Metrropolitando de Sarandi faz 90 partos por mês e está tentando negociar com a Sesa
SAÚDE
Câmara de Maringá aprova concessão do Hospital da Criança, com emendas
Concessão do Hospital da Criança só será para entidade filantrópica e, no mínimo, 60% dos atendimentos deverão ser via SUS.
SÉRIE 53 MIN
Ulisses Maia anuncia o primeiro aeroporto autossustentável do País
Na terceira e última parte da Série 53 Min com Ulisses Maia, o prefeito anunciou a construção de duas fazendas autovoltaicas.